As 5 inspirações mais curiosas dos Beatles

As histórias que originaram as músicas mais amadas do mundo normalmente são imaginadas como algo surreal – ou no mínimo inusitadas. Mas em se tratando de Paul McCartney e John Lennon, elas ganham um quê de curioso. Afinal, o que dizer se a excelente All My Loving surgiu de uma barbeada despretensiosa do Paul McCartney. As histórias foram tiradas dos livros sobre as canções de Steve Turner, o histórico Can’t Buy me Love, de Jonathan Gould e uma querida coleção de Rolling Stones. Boa leitura.


1-Lovely Rita

A minha impressão sobre Paul e John sempre foi que as músicas vinham quase como um tropeço. Qualquer coisa parece inspirar, é impressionante. Lovely Rita é um bom exemplo. Certo dia um amigo de Paul foi visitá-lo e comentou sobre uma novidade da época na terra da rainha: policiais de trânsito femininas, conhecidas como Meter Maids. A expressão encantou Paul, que quando chegou em casa brincou com a aliteração, formando “Lovely Rita Meter Maid”. A partir daí, surgiu a música sobre um cara dando em cima de uma oficial de trânsito.

2- Getting Better

Outro exemplo de como às vezes as músicas surgem através de tropeços: Getting Better. Um dia, Hunter Davies, o esquisito, andava com Paul e sua cachorra no início da primavera, quando o beatle disse que o tempo estava melhorando e logo após deu uma risada. Hunter perguntou a razão e Paul disse que lembrou-se de algo.

Disse que, certa vez em 1964, Ringo adoeceu e o baterista Jimmy Nicol, dos Blue Flames, o estava substituindo. Após parte da turnê, a banda pagou o cachê do baterista substituto e deu de presente ao Jimmy um relógio de ouro. Rabugento, quando perguntado sobre como ele estava, respondeu que estava melhorando. Bastou essa memória para desencadear o processo criativo de “Getting Better”, música que foi terminada por John.

3- Doctor Robert

Na Nova York dos Beatles, havia um médico meio charlatão que injetava remédios misteriosos, prometendo a cura que você quiser para a dor que achar que tem. Algo como um “Dr. Paulo Coelho, homeopata”. Enfim, um dos clientes do doutor era John Lennon, que escreveu a música e percebeu que as vitaminas eram na verdade uma singela dose anfetaminas, droga prescrita como antidepressiva então. Um paciente da época dizia o seguinte: “Se você quiser ter uma noitada é só passar no Dr. Max, depois no Dr. Robert e terminar no Dr. Bishop. Era como ir de bar em bar”. Posteriormente, o doutor perdeu sua licença e declarou ao New York Times que os viciados mataram uma droga boa. Os anos 60…

4- Hello Goodbye

Alistair Taylor era assistente de Brian Epstein. Certa vez ela perguntou a Paul como ele escrevia suas músicas. Paul levou-a a um piano e disse para que tudo que ele cantasse, ela falasse o oposto. Daí nasceu I say Yes, you say no. You say stop, and I say go, go, go.

E simples assim, com uma dose de exibicionismo para a assistente, surgiu a canção. Taylor depois, contando esta história disse que “Você precisa lembrar que as melodias eram tão comuns em torno dos Beatles quanto os insetos na primavera”.

5- All My Loving

O nome da mulher é Jane Asher, adolescente mais conhecida da Inglaterra na época, então com 17 anos e futura namorada de Paul. Ela é a moça que aparece em um artigo de época dizendo que “por eles sim vale a pena gritar”. Eles passaram a morar juntos e, enquanto se barbeava, Paul criou a letra sobre a saudade que tinha de Jane quando saia em turnê. Conta o Beatle que imaginou a música como um country, mas que no fim do dia, desistiu e nos deu a música como a conhecemos hoje.

Para mais posts com listas, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe

clara-fagundes-pesquisadora-do-futuro

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!