Já chega: de blogs iguais e de inveja entre blogueiras
A blogosfera faz sucesso já há quase uma década. De lá para cá, blogs de todas as categorias cresceram, apareceram e enriqueceram. Nada mais natural do que a Profissão Blogueira™ ter se transformado na profissão dos sonhos da atualidade. Por um lado, essa proliferação de novos blogs é bem legal: trouxe uma pluralidade de vozes para a criação de conteúdo e até novos rostos e oportunidades para quem é apaixonado por internet. Por outro lado, trouxe uma tsunami de blogs iguais.
Sempre que vejo blogueiras famosas dando dicas para blogueiras iniciantes, elas dizem: “sejam vocês mesmas! Criem algo diferente! Não adianta investir em blogs iguais!” E eu praticamente consigo enxergar como esses conselhos entram por um ouvido e saem pelo outro, como bem diria a minha mãe. Na prática, cada vez mais meninas optam por simplesmente seguir uma fórmula de sucesso que, me desculpem dizer, é muito subjetiva. Porque o sucesso de um blog, de maneira bastante diferente das revistas, depende muitíssimo mais de carisma do que do conteúdo em si.
Não é nada raro ver blogueiras iniciantes choramingando sobre como fulana ou sicrana não merecem seu sucesso, como quem associa o sucesso de uma à derrota da outra. Você e fulana podem ter sucesso, sabia? A internet não é a TV, onde você só pode assistir a um programa se deixar de assistir o outro. E isso antes da Netflix e até da SKY, né? Que pensamento atrasado! Se fulana conquistou seguidores reais, ao invés de pensar no que você tem que fulana não tem, que tal pensar no que fulana viu que você não consegue ver? Mais do que isso: que tal pensar só no seu sucesso, se o de fulana nada tem a ver com você?
Fazer sucesso na internet vai muito além da velocidade de informações das revistas. Envolve muito o carisma, um pouco de sorte e bastante personalidade. E é isso que as donas de blogs iguais não entendem. Não é porque você responde as mesmas tags, copia os mesmos temas, imita até as edições das fotos, ou seja, praticamente se transforma na sombra de outra blogueira que você merece conquistar o que ela conquistou. Dá para farejar imitação e desespero de longe, já autenticidade e esperteza são bem mais sutis. Por isso, muita gente não percebe a criação de personas de algumas blogueiras famosas, mas percebe a quilômetros de distância mais um dos blogs iguais, de alguém que está ali só para sugar as ideias alheias.
Não quero com isso dizer que blogs que seguem temas iguais são blogs iguais – não são. Cada geração tem, sim, interesses em comum. Não é porque você gosta de azul, que está urubuzando outras pessoas que também gostam de azul. Blogs iguais são aquelas de gente que pegou o bonde andando e já quer sentar na janela. Já ouviram essa expressão? Penso nela sempre que vejo, em grupos de facebook, meninas com 100 seguidores perguntando como conseguir parcerias com lojas. Ou quando, ainda mais envergonhada, vejo milhares de blogueiras implorando por umas “brusinhas” no instagram da Adidas ou da Nike. Ou ainda quando vejo alguém comemorar publicamente uma conquista como blogueira… Só pra depois descobrir que todo mundo que viu a comemoração foi procurar a loja envolvida pedindo parceria como quem diz: “se deu sim para ela, por que não para mim, que sou melhor?”
Sabe aquela roupa que fica, estação após estação, entre as peças em promoção sem ninguém levar para casa? Essa é a inveja: não cai bem em ninguém, viu?
Termino esse texto distribuindo clichês, é verdade. Mas também é verdade que todo clichê virou um clichê por um motivo.
Não ache que é obrigação alheia entregar seus aprendizados de bandeja. Não exija tudo mastigadinho.
Seja você mesma na blogosfera.
Planeje seu conteúdo de acordo com o que você gosta, não com o calendário de outra blogueira.
Esqueça os blogs iguais. Há espaço suficiente na internet para você ser exatamente quem é.
E aí, você conhece blogueiras assim?
Gostou? Clique aqui para mais posts da categoria “Inspirar” do Blog Declara.
Psiu, me acompanhe nas redes sociais, sim?
Instagram, Facebook, Pinterest.