11 curiosidades sobre Aracaju para saber antes de conhecer a cidade
1. Aracaju é um dos destinos mais baratos do país
A primeira e mais importante coisa que você precisa saber sobre Aracaju antes de conhecer a cidade é que ela é uma das 5 capitais mais baratas do Brasil. Isso significa que a estadia, a alimentação e a sua viagem como um todo, provavelmente, serão mais econômicas do que você imaginava.
2. Tem praia para todos os gostos
As praias de Sergipe são conhecidas pela tranquilidade e pela temperatura amena das suas águas. Mas há também opções para surfistas! Na real, o estado possui praias para todos os gostos. Barra dos Coqueiros, Praia de Atalaia, Praia do Saco, Mosqueiro, Viral, Praia dos Artistas e a Croa do Goré são algumas delas. Para uma praia um pouco mais isolada, você pode visitar também Mangue Seco, próxima à divisa com a Bahia.
3. O dialeto sergipano é único
Você irá conhecer verbos como “barrear”, “gazear”, “pelejar”, “lenhar”, “ximar”, “abelhudar”, “gaitxar”, e “papocar”. Expressões como “eitcha pentcha!”, “eita pega”, “se oriente!”, “gota serena”, “canso”, “vôte”, “doido”, “ruma”, “e foi, foi?”, “apois”, “azoado”, “carrada”, “de hoje”, “broca”, “picar a mula”, “pegar o beco”, “tá com a peste”, “fuleiro”, “tabaréu”, “cagado e cuspido”, “cranco” e “cabrunco”. Ah! E, quando for à padaria, não se esqueça de que o pão francês dos sergipanos é “pão jacó”! Se vocês quiserem, falo mais sobre as diferenças no jeito de falar dos paulistanos e dos aracajuanos – eu sempre acho divertido pensar nisso!
4. Tudo é perto
Tudo. É. Perto. Quase todos os lugares a se visitar (com exceção de algumas praias – mas não todas!) estão a menos de 15 minutos de distância. Quando alguém fala que está saindo de casa em Aracaju, quer dizer que chegará no local em questão de minutos, o que é absolutamente lindo. Embora o transporte público não seja lá muito bom, a cidade é realmente pequena e pode ser explorada muito rapidamente de carro – por isso, uma boa ideia é alugar um quando estiver por lá.
5. Nada é mais terapêutico do que comer caranguejo
Caranguejo é mais do que um bom lanche, jantar ou entrada – é uma religião, uma terapia, um estilo de vida. Para quem não conhece, o caranguejo é um crustáceo típico dos mangues e que é muito apreciado, principalmente no litoral nordestino. Mas, para aproveitar a carne maravilhosa dele, você precisará quebrar o casco e as suas patinhas – e, vou te contar, isso só pode fazer bem pra saúde. A sua paciência será recompensada com muita gostosura, seja ela advinda da cabeça ou das patas do bicho. Eu mesma poderia comer caranguejo todos os dias – e a maioria dos aracajuanos que eu conheço faria coro comigo.
6. O melhor amendoim é o aracajuano
O amendoim verde cozido sergipano é um patrimônio do estado e é o melhor amendoim que eu já comi. Se forem a Aracaju, experimentem! E digo o mesmo sobre a castanha de caju, outro must-eat, como o nome da cidade já pode indicar.
7. Você precisa conhecer Xingó
O Cânion de Xingó é o quinto maior cânion navegável do mundo. Com a construção da usina hidrelétrica de Xingó, em 1994, a região, que era coberta pela caatinga, inundou. Foi aí que nasceu esse pedaço de paraíso. O passeio não é longo, não é muito caro e agradará a todos os gostos. Passe bastante protetor solar, leve roupa de banho e prepare a câmera fotográfica (ou o smartphone)!
8. Mangaba é amor
Melhor sorvete. Morro de saudade quando tô em SP!
A photo posted by Blog DeClara (@blogdeclara) on Dec 26, 2016 at 3:14pm PST
Sergipe é o maior produtor de mangaba do país, o que significa que você encontrará essa fruta nas suas mais variadas formas – e cada uma delas será incrível. Ok, talvez eu seja suspeita neste quesito, mas o sorvete de mangaba é o melhor sorvete de fruta que existe. E, falando em sorvete, outro fato sobre Aracaju interessantíssimo pros turistas é que a cidade é muito bem servida de sorveterias incríveis. Eu listo as 6 melhores aqui.
9. A galera é massa
Os aracajuanos são abertos, adoram ajudar e receber bem turistas e visitantes. Embora seja uma capital, ainda rola um gostinho de cidade pequena de interior, o que dá sempre um calorzinho a mais no coração. Além do mais, quase ninguém fuma, o que é um bom alívio em espaços públicos. Aracaju é a segunda capital com menor índice de fumantes do país, com apenas 6,6% da população. Nada de fumaças alheias jogadas na sua cara enquanto você espera o ônibus ou bitucas de cigarro empilhadas e espalhadas pelo chão (como acontece na Rua Augusta, em SP, por exemplo). Massa.
10. O Museu da Gente Sergipana é sucesso
O Museu da Gente Sergipana foi projetado por Marcello Dantas, também responsável pelo maravilindo Museu da Língua Portuguesa (saudade!), em São Paulo. Perfeito até para quem não gosta de museus em geral, o Museu da Gente Sergipana abusa da interatividade – e da criatividade! – para mergulhar de vez o visitante na cultura do estado. E, como se isso não fosse o bastante, a sua entrada ainda é gratuita. O museu funciona de terça a sexta, das 10h às 16h, e de finais de semana, das 10h às 15h. O café e restaurante que fica em seu espaço também é bem bom – e tem preços incríveis.
11. Você vai querer morar lá
A cidade é barata, a comida é boa, as pessoas são legais, as praias são bonitas e ir de um lugar a outro é muito fácil. Cuidado! É bem provável que você vá embora querendo ficar – ou acabe voltando depois. E, acredite, você não será o primeiro. Nem o segundo, o terceiro, o milésimo…
E aí, quem conhece Aracaju e concorda? E quem ficou com vontade de conhecer agora?
Foto de abertura: Edinah Mary.
Clique para ler mais posts da categoria Explorar, sobre Sergipe e sobre São Paulo.
E aí, cê gostou? Se sim, me acompanhe nas redes sociais ☀
Instagram, Facebook, Pinterest.