Conheça várias urgências e pautas do movimento. E, sim, interseccionalidade é fundamental em todas elas.
O movimento feminista e suas lutas mudaram e evoluíram ao longo das décadas, adaptando-se ao espírito do tempo e ao que já foi conquistado.
Mas por que o feminismo continua importante em 2022?
Quais são algumas das pautas relevantes e direitos que lutamos para conquistar hoje?
- Proibição do casamento infantil no mundo todo.
- Garantia de educação para meninas.
- Criminalização e extinção da cultura da pedofilia e da cultura do estupro.
- Criminalização e extinção da violência doméstica e do feminicídio.
- Mulheres feministas na liderança. Na política, na justiça, na mídia, no mercado… isso é o que nos permite mudanças a longo prazo, mudanças que realmente nos levem para futuros melhores para mulheres.
- Autonomia sexual e reprodutiva. Inclusive, a descriminalização do aborto.
- Extinção de leis machistas que colocam em risco a segurança das mulheres, e que as vilanizam, mesmo quando são vítimas.
- Liberdade para ir e vir quando bem entendermos, ocupando espaços com a segurança de que nossos corpos não são públicos.
- Fim do patriarcado e de todas as opressões políticas, financeiras, comportamentais e fisicas com as quais somos sobrecarregadas.
Tudo isso sem esquecer que nenhum direito é garantido.
Porque estamos sempre lutando pelos direitos que ainda parecem distantes, e também pelos que já conquistamos, pelos que já temos hoje e que vivem sendo ameaçados.
Compartilhe esse vídeo, e ajude a conscientizar mulheres sobre por que o feminismo ainda é importante em 2022. Quantas mais de nós souberem as pautas feministas hoje, melhor!
Acompanhe @clarafagundes para mais conteúdos sobre feminismo. 💕
Ah! Conheça também o meu Manual Feminista. Nele você tem uma fonte acessível, leve, completa e certeira, com tudo que precisa para iniciar real oficial/se aprofundar ainda mais no feminismo.