☀️ Cinco livros sobre moda para quem quer saber mais ☀️
O meu TCC para me formar na USP foi sobre cinema e moda. Por isso e porque eu já era apaixonada pelo tema (leia mais textos sobre moda aqui), posso dizer com segurança que li muito mais livros sobre moda do que o normal. Daí que estava abrindo as embalagens dos últimos livros sobre moda (risos) que encomendei e pensei: “por que nunca escrevi sobre isso mesmo?” e deixei os pacotes pra lá pra vir aqui indicar 5 livros que todo mundo que quer entender mais sobre o assunto deveria ler.
Se vocês gostarem desse post me falem abaixo nos comentários, porque tenho muito mais livros sobre moda (e cinema também) pra indicar, daí posso fazer outras listinhas assim.
1. O Império do Efêmero, de Gilles Lipovetsky.
O Império do Efêmero é o primeiro livro que vem à minha cabeça quando penso em livros sobre moda. Isso porque, apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1987, é um livro atual e denso, apesar das menos de 300 páginas. Ele divide a moda em dois grandes períodos e analisa o surgimento e o papel da moda na sociedade, desde o final da Idade Média até meados dos anos 80. Para quem quer entender sobre a origem da Alta Costura, das grandes grifes e da moda como conhecemos hoje. Lipovetsky é um acadêmico francês e esse é o livro base pra qualquer estudante ou amante da moda que queira entender a moda como fenômeno da civilização moderna.
2. Glamour, por Diana Vreeland.
Diana Vreeland foi a maior editora de moda de todos os tempos, com mais de 25 anos na Harper’s Bazaar e quase 10 anos na Vogue antes de se aposentar. Esse livro foi o resultado de um desafio de Jackie Kennedy Onassis, então editora da Doubleday: reunir em um único lugar imagens, impressões e tudo o que representasse *Glamour* para Vreeland. Com prefácio de Marc Jacobs, o livro é tão elegante, visualmente lindo e impecável quanto se poderia esperar da mulher que ajudou a ditar a moda do século passado. Esse eu já tinha lido muito antes de definir o tema da minha monografia, acredito que qualquer amante da moda irá se encantar página após página.
3. 100 anos de moda, de Cally Blackman.
O livro mais lindo da minha estante. É enorme, mas diria que dá para ser “lido” em uma ou duas tardes, isso porque a maior parte dele é de imagens. Imagens de todas as épocas, tendências, ícones e estilos, com notas de rodapé e comentários esclarecedores por todo ele. E por que está aqui? Porque, a partir dele, dá para compreender muito da evolução e da cronologia da moda.
4. A linguagem das roupas, de Alison Lurie.
Não achei uma foto digna dele e o meu eu já comprei de sebo, tão acabadinho que vai essa daí mesmo. Isso porque nem com foto feia esse livro poderia ser deixado de fora. Ele foi publicado no final dos anos 90 e, por isso, tem algumas frases datadas, mas que são ok de desconsiderar pelo conceito do livro como um todo. O que as roupas comunicam? O que nós comunicamos com o nosso vestuário? Quais os fundamentos, gírias e particularidades das roupas como linguagem? É um ponto de vista muito interessante e bem inovador em relação aos outros (muitos!) livros que li no processo de pesquisar para o TCC.
5. Cronologia da moda.
Extremamente didático, disposto cronologicamente, cheio de imagens e de leitura facílima. Um bom começo para quem quer ler um livro só e já sair manjando mais do que a média. Também faz parte dos que eu já tinha lido muito antes do TCC, não é academicista, é do tipo que dá pra ler por diversão mesmo.
Dica extra: os livros da Publifolha, por Paula Reed.
Essa coleção é uma delícia: todos os livros são curtinhos e têm imagens em quase todas as páginas. Os meus favoritos são os 50 ícones que inspiraram a moda da década de 50 e os 50 ícones que inspiraram a moda da década de 60, que são – não por coincidência – as minhas duas décadas favoritas na história da moda, claro.
Clique aqui para mais posts sobre moda! 🙂
Para fotos fofas, inspirações e pitacos, me acompanhe nas redes, sim?
Instagram, Facebook, Pinterest.