Que mulher faz a diferença na sua vida e no mundo? Quais mulheres inspiradoras você acrescentaria?
O conteúdo de hoje da série “Mulheres & Dinheiro” é uma exaltação a mulheres brasileiras transformadoras e inspiradoras.
SÔNIA GUAJAJARA
Uma das maiores ativistas indígenas do país. Luta pelo meio ambiente e pelos povos originários. Tem voz no Conselho de Direitos Humanos da ONU e há 10 anos leva denúncias às Conferências Mundiais do Clima (COP).
Foi a primeira indígena a compor uma chapa presidencial e tem um histórico cheio de prêmios pelas suas ações.
Inspire-se
“A ancestralidade sempre ensinou que o sentido da vida é o coletivo.”
ARACY GUIMARÃES ROSA
Conhecida como “Anjo de Hamburgo”, chefiou a Seção de Passaportes do consulado brasileiro na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial e burlou as regras do governo emitindo vistos para judeus se abrigarem no Brasil.
Inspire-se
Ao ser questionada sobre seus motivos, respondeu: “porque era justo.”
VALESKA ZANELLO
Pós-doutora e professora de Psicologia, pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa na área de saúde mental e gênero. Em 2018, lançou seu livro “Saúde Mental, Gênero e Dispositivos”, que deveria ser lido por *todas* as mulheres.
Inspire-se
“Homens aprendem a amar muitas coisas. Mulheres aprendem a amar homens.”
LÉLIA GONZALEZ
Conhecida por revolucionar o movimento negro, foi uma intelectual, autora, política, filósofa, professora e ativista brasileira e uma das fundadoras do atual Movimento Negro Unificado.
Inspire-se
“A mulher negra é responsável pela formação de um inconsciente cultural negro brasileiro. Ela passou os valores culturais negros, a cultura brasileira é eminentemente negra. Esse foi seu principal papel desde o início.”
MÔNICA COSTA
Jornalista especializada em economia, é criadora do Grana Pretta, projeto que traz educação financeira antirracista para mulheres negras para a melhoria da qualidade de vida das famílias, crescimento econômico e inclusão social e financeira.
Inspire-se
“A educação financeira é fundamental para a realização dos nossos sonhos.”
CAROLINA MARIA DE JESUS
Considerada uma das maiores escritoras do país, ficou conhecida pelo seu livro “Quarto do Despejo: Diário de uma Favelada”, no qual relata sua vida como mulher negra, mãe, solteira e moradora da favela de Candidé, em São Paulo.
Inspire-se
“Antigamente, o que oprimia o homem era a palavra calvário; hoje é salário.”
LEOLINDA DALTRO
Professora, sufragista e indigenista, foi pioneira na luta pelos direitos das mulheres no século 19. Foi uma das fundadoras do primeiro partido feminino, lutando para garantir o direito das mulheres ao voto e à vida pública, além de percorrer o Brasil estimulando a alfabetização laica de comunidades indígenas.
Inspire-se
“Senti, então, em mim despertar o espírito da revolta; compreendi ser necessário uma campanha persistente e tenaz no sentido de destruir o terrível preconceito.
Gostou dessas Mulheres que fizeram e fazem a diferença?
Compartilhe esse post e inspire mulheres.
Siga @clarafagundes para mais conteúdos educativos que unem feminismo, cultura, comportamento e universo POP.