Uma retrospectiva feminista e otimista de 2021!
No post de hoje, trago uma retrospectiva das maiores conquistas das mulheres em 2021.
Para começar o novo ano de 2022 com muitos motivos para acreditar em futuros melhores e mais feministas!
SEIS MESES APÓS LEGALIZAÇÃO, NENHUMA MULHER MORREU POR ABORTAR NA ARGENTINA
“Essa é definitivamente uma prova da efetividade da normativa e uma demonstração cabal de que sua implementação era necessária e urgente”, afirmou a ministra Elizabeth Alcorta, de Mulheres, Gêneros e Diversidade.
Antes da aprovação da nova lei, cerca de 38 mil mulheres foram hospitalizadas ao ano no país por conta do procedimento ilegal.
Vidas de mulheres importam!
Fonte: Yahoo! Notícias.
OLIMPÍADAS DE TÓQUIO 2021: MULHERES BRASILEIRAS CONQUISTAM MELHOR RESULTADO DA HISTÓRIA
As atletas brasileiras brilharam em Tóquio 2021, fechando os Jogos com o melhor desempenho até agora em todas as Olimpíadas de que participaram. Elas subiram ao pódio em Tóquio 9 vezes. No Rio, em 2016, foram 5 vezes.
Quem vibrou muito nessa torcida?
Foonte: BBC News.
MULHERES NEGRAS SÃO MAIORIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
A Unicamp e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) levantaram os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, onde 27% dos estudantes dessas universidades são mulheres negras.
Pesquisadores afirmam que o resultado positivo é fruto das políticas públicas de acesso ao ensino superior voltadas para minorias, como as cotas.
Fonte: UOL Cultura.
XIOMARA CASTRO É 1ª MULHER PRESIDENTE DE HONDURAS, E DEVOLVE ESQUERDA AO PODER
Xiomara propôs legalizar o aborto em determinadas circunstâncias, e estender programas sociais. Sua vitória encerra 12 anos de governo conservador e representa a volta da esquerda hondurenha ao poder pela primeira vez desde o golpe de Estado apoiado pela direita e pelos militares em 2009.
¡Por favor ven a Brasil!
Fonte: BBC News.
PRIMAVERA INDÍGENA: MULHERES INDÍGENAS OCUPAM BRASÍLIA PARA REFLORESTAR MENTES
Na maior ocupação indígena da história, cerca de 4 mil mulheres, de 150 povos diferentes, e muitos cantos do país, marcharam juntas em Brasília em mobilização permanente. Elas lutam não só pela demarcação de terras e contra a agenda anti-indígena do atual governo, mas sobretudo pela preservação da natureza, pela vida e pela democracia. Avante!
Fontes: Cimi.org, Jornalistas Livres.
CIENTISTA BRASILEIRA ESTÁ EM LISTA DE MULHERES MAIS INFLUENTES DE 2021
Lista anual da BBC homenageia mulheres inspiradoras e influentes. Natalia Pasternak é microbiologista, pesquisadora e divulgadora científica. Ela foi incluída como destaque pelo seu trabalho crucial de combate à desinformação no país durante a pandemia de covid-19.
Necessária!
Fonte: TecMundo.
PRIMEIRA PRESIDENTE MULHER DA OAB-SP: ‘DEVEMOS SENTAR À MESA E DISCUTIR ABORTO’
Advogada, mestre, doutora e professora há quase 20 anos, Patricia Vanzolini, 49, que assumirá cargo em 2022, levanta a bandeira da inclusão, diversidade e direitos humanos. Renovação para a maior entidade de advogados do país, que era comandada pelo mesmo grupo há 30 anos. E ela avisa: “A mudança vai começar”!
Fonte: UOL Universa.
ALUNA DO CEARÁ DESCOBRE 46 ASTEROIDES EM PROJETO COM A NASA
A descoberta ocorreu em novembro durante projeto Caça Asteroides da Nasa, desenvolvido de forma online e que tem parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Até conseguir detectar o primeiro asteroide, levou um tempo. Sem experiência, começou a observar outras cientistas cidadãs fazendo detecção.
“Quando uma mulher consegue realizar seu sonho e ser protagonista de algo, abre portas para outras mulheres.” disse Geovana Sousa, 21, estudante de física do Ceará.
Fonte: UOL Folha.
Qual desses momentos é seu favorito? Que momento ou notícia você incluiria em uma retrospectiva feminista de 2021? 🧙♀️
Compartilhe e relembre bons momentos! 2021 não foi fácil, mas fica aqui essa dose de esperança pra renovar as forças pra lutar em 2022. 🗣
Ah! Acompanhe @clarafagundes para mais conteúdos sobre feminismo.