Motivos para amar morar em São Paulo!
Essa lista, antes de qualquer coisa, é uma homenagem a São Paulo, onde moro há mais de quatro anos. Mas não é só minha. Convivo todos os dias com dezenas de outros não tão recém-chegados de todos os cantos do país. Aqui está um compilado de tudo o que fez nossos olhos brilharem logo quando chegamos, das coisas que nos encantaram e nos surpreenderam e, em última instância, das coisas que nos mantêm por aqui.
Se você gostar deste post, provavelmente vai gostar de saber também desse: 13 motivos para não amar morar em São Paulo!
1. Os cinemas
Motivos para amar morar em São Paulo: os cinemas. Fonte: Yuri Alexandre
É inegável: com exceção do Rio, São Paulo é a melhor cidade brasileira para um cinéfilo morar. Incontáveis cinemas espalhados por todos os cantos da cidade oferecem uma cartela de filmes inimaginável: do indie ao underground aos blockbusters.
2. O cenário cultural e fashion
Motivos para amar morar em São Paulo: a moda. | Herchcovitch na SPFW 2014. Fonte: FFW
São Paulo é a cidade onde as coisas acontecem. Mais: é a cidade onde as coisas acontecem primeiro. Exposições, peças de teatro e shows que acontecem s-e-m-p-r-e aqui, por vezes nem chegam a passear pelo Brasil. Quem mora longe sabe bem disso, pois está cansado de ficar só na vontade ou de gastar horrores com transporte até aqui.
3. O cosmopolismo
Motivos para amar morar em São Paulo: o cosFoto: FernãoRN
As grandes avenidas de SP são um retrato do mundo: em um passeio curto, você provavelmente ouvirá espanhol, inglês e até mandarim. Com um pouco mais de sorte, também uma conversa em francês ou em italiano, porque isso é SP.
4. As possibilidades
Se algum dia você ouvir um paulistano dizer que “não tem nada pra fazer no fim de semana”, desconfie. Isso porque é simplesmente impossível não-ter-o-que-fazer por aqui. Mas a questão das “possibilidades” vai além disso. Ela abrange também o fato de que essa é a melhor cidade do país para fazer parte de um grupo de pessoas que “só gosta disso”, “só come aquilo”, “não ouve aquilo outro”, etc. Veganos, vegetarianos, indies e apaixonados por jazz concordam.
5. A arquitetura
Motivos para amar morar em São Paulo: a arquitetura. Hotel Unique. Fonte: Wikimedia
Estudantes de arquitetura – ou aficionados – têm aqui um prato cheio: o Copan, a Estação da Luz, o Banespão, o WZazur. São tantas as construções incríveis que dias inteiros só para conhecer esse lado da cidade não seriam suficientes.
6. As mil cidades em uma
Foto: Samuel Kassapian
São Paulo é tão grande que acaba sendo várias. As cidadelas charmosas compostas pelo Jardins e pelo Itaim e o lar dos imigrantes japoneses que é a Liberdade. A tradição das cantinas italianas do Bexiga e a boemia gourmet da Vila Madalena.
7. Os SESCs
SESC Pompeia. Foto: Divulgação
Outras das surpresas de São Paulo, os SESCs levam cultura, arte, atividades físicas, música e comida de qualidade, gratuitos ou a preços módicos, à população. Nada do que eu falar aqui vai demonstrar o quanto os SESCs representam para a iniciativa de democratização da cultura e da arte.
8. Os brechós e feirinhas
Motivos para amar morar em SP: brechós e feirinhas. Foto: Divulgação.
Independente do que você procure, seja arte autoral, figurino dos anos 20, vitrolas ou turbantes coloridos, você provavelmente encontrará na rota de brechós paulistanos: entre a Augusta, a Vila Madalena e Pinheiros. Ou em uma das feirinhas de arte e moda que estão conquistando cada vez mais espaço, como o Jardim Secreto e a Feira OUCH.
9. O metrô
Motivos para amar morar em São Paulo: o metrô. Foto: Clara Fagundes
Um caso de amor à primeira vista que vira amor pra vida toda. O metrô só tem um problema: não estar em todo lugar. À parte disso, é perfeito, sim.
10. A Av. Paulista
Motivos para amar morar em São Paulo: a Avenida Paulista. Foto: Touca, Avental e Colher de Pau.
Nenhum outro lugar representa melhor a essência, a alma, o borogodó – ou seja lá como vocês queiram chamar – da cidade.
11. A Oscar Freire
Motivos para amar morar em SP: a Oscar Freire. Foto: Gustavo Gomes
A rua mais cara da América Latina certamente fascina turistas e recém-chegados. Não canso de passar a tarde por lá, tomando um dos sorvetes maravilhosos, explorando as lojonas e lojinhas ou de papo pro ar num dos vários banquinhos.
11. Os shoppings
O Shopping Cidade Jardim, o meu favorito. Fonte: Divulgação.
Shoppings de todos os tamanhos e por todos os lados, esquinas, bairros: são 53 no total. Sério.
13. O street style
Motivos para amar morar em SP: o street style. Foto: Naira Mattia
Não é novidade para ninguém que eu sou apaixonada por street style. Portanto, nada mais natural que uma paixão a cada passo, nessa cidade onde cada um pode pretty much usar o que quiser, quando quiser, se quiser.
14. “Consideramos justa toda forma de amor”
Foto: Giulia Bersani
Todos os recém-chegados que conheço comentam sobre como aqui parece mais natural ser quem você é e desejar quem você deseja. É bem comum encontrar casais do mesmo sexo de mãos dadas ou aos beijos por aí. E é bonito de se ver, embora ainda não seja o ideal e ainda seja bem raro encontrar trans ou travestis à luz do dia, por exemplo.
15. O inverno (inclusive os que vêm fora de época)
Motivos para amar morar em SP: o inverno. Foto: Hanne Johansen
Ok, esse item divide opiniões. Há quem ame o verão e deteste o inverno, também. Mas considerando que o verão de São Paulo é, na verdade, a demonstração do inferno na Terra, uma mistura de calor infernal, chuvas torrenciais e alagamentos, só posso mesmo ignorar qualquer um que não ame, absolutamente ame, quando o inverno FINALMENTE chega to SAVE US ALL. Enquanto isso não acontece, aceito convites (aceitamos todos) para ir à praia. Att,
16. Cruzamentos livres
Foto: Hugo Martins
Pode parecer algo bobo, mas lembro com nitidez qual não foi a minha surpresa ao notar que, mesmo em horários de pico, os paulistanos NÃO FECHAVAM CRUZAMENTOS. Agora só faltam dar seta.
17. As ruas arborizadas
“Selva de pedra?” Acho que não.
Você vai amar esse vídeo curtinho com coisas que eu e outras pessoas que não são de São Paulo gostariam de ter sabido antes de vir morar em SP:
Foto de exibição: Isabel Kwon
Me acompanhe (em São Paulo e pelo mundo) nas redes sociais!
Instagram, Facebook, Pinterest.