Notícias do dia: você sabe o que é slashie?
Eu sou blogueira. Trabalho na agência de pesquisa e planejamento Box 1824. Tenho um canal no Youtube. Dou workshops de fotografia pelo celular. Sou fotógrafa profissional de doces. Dou consultoria de comunicação para pequenas e médias empresas. Sou publicitária. Sou pesquisadora de campo. Faço jobs de modelo comercial. Sou revisora, tradutora, escritora e editora de conteúdo. E sou, inegavelmente, uma slashie.
Slashie é o termo que nomeia aquele profissional que tem conhecimento, interesse e experiência em diversas áreas. Ele não é contador. Ele é contador em uma empresa, pintor numa ong, guitarrista de banda e legendador de filmes online. E ele não faz todas essas coisas porque está insatisfeito com a profissão ou porque prefere não se aprofundar em cada um desses assuntos. Pelo contrário, ele se identifica e se envolve de verdade com cada um desses interesses.
Se você tem entre 18 e 26 anos, provavelmente, também é um slashie. Isso porque você, como muitos da nossa geração, já não consegue se definir como uma profissão, um hobby, uma tribo, um espaço no tempo.
Buscamos a verdade, a identidade, grupos e gostos que não necessariamente conversam entre si – mas que fazem sentido porque somos plurais.
Há quem diga que ser slashie nasce na necessidade – o desemprego no Brasil cresceu nos últimos anos e os salários caíram. É verdade. Mas eu acredito que essa pluralidade é uma das características inerentes na geração da inquietude, da geracão da internet, da revolução de estarmos cercados numa rede cada vez mais holista de informações.
Somos slashies porque precisamos – e essa necessidade vem mais de dentro do que de fora. E é por isso que podemos lembrar de slashies como Da Vinci e Shakespeare, mesmo em épocas e contextos que passavam longe do mundo globalizado.
E você, também é um slashie? Como você se define, não numa entrevista de emprego, mas na vida?