As tendências surgem da análise de dados, pesquisa histórica, contexto cultural e comportamento coletivo.
Antes das tendências de mercado para 2023, responderei brevemente 2 perguntas:
1. Como as tendências são mapeadas?
A partir de métodos de pesquisa de futuros, baseada nos pilares inovação, história, sociologia e comunicação.
2. Os estudos de futuros adivinham o que vai acontecer?
Não. Pesquisadores de futuros projetam cenários possíveis, que vão se tornar realidade a partir de ações e escolhas no presente. Pessoas, demandas, escolhas, governos, etc… constroem futuros.
Continue lendo para conhecer quatro interessantes projeções DeClara para este ano de 2023.
Economia nômade
Com o crescimento dos trabalhos remotos pós-pandemia, um novo mercado econômico nasceu para atender os nômades digitais.
Algumas empresas norte-americanas e startups criaram soluções como seguro saúde, self storage, acesso a telemedicina, cobertura para medicamentos e segurança digital, para facilitar a vida de quem escolheu – ou pode – trabalhar remotamente.
Habilidades digitais
Com o avanço do digital, as grandes empresas estão mudando as habilidades exigidas de seus funcionários.
O foco agora não é só ter uma faculdade ou uma pós, mas sim estar disposto a trabalhar enquanto aprende.
Grandes empresas estão investindo em treinamentos e programas de aprendizado, com foco em habilidades digitais, tecnologia 5G e inteligência artificial.
A volta das mulheres ao mercado de trabalho
Os espaços corporativos começam a otimizar seus ambientes de trabalho para receber mais mulheres, depois da grande queda no número de profissionais nos últimos anos.
Empresas como Spotify e Facebook estão adotando jornadas de trabalho com flexibilidade e alternativas que permitem à mulher conciliar trabalho e vida doméstica, principalmente a maternidade.
A tendência ainda tem muito espaço para crescer, mas é fundamental para combater a desigualdade de gênero em ambientes corporativos, além de aumentar a competitividade no mercado.
Tecnologia criativa
“As plataformas digitais têm ativado um mundo inteiramente novo de criatividade, onde as criações podem transcender as limitações físicas”.
A era das Inteligências Artificiais (AI) está cada vez mais forte, e mais impulsionada pela criatividade de utilizar as infinitas possibilidades tecnológicas.
Uma pesquisa da Wunderman Thompson Intelligence para “Into the Metaverse”, mostrou que 92% da geração Z e millenial acreditam que a tecnologia abre um novo mundo de criação, além de motivar a expressão e a criatividade, e defendem a customização e o lúdico, principalmente quando se fala de jogos e aplicativos.
Gostou dessas tendências para 2023?
Pesquisadora há 8 anos, já antecipei tendências e tracei estratégias a partir dos estudos de futuros para várias das maiores empresas da América Latina, como Natura, Vivo e Grendene.
Envie seu desafio para [email protected]