Como superar um término de namoro mais rápido

☀️ Como superar um término de namoro: aprendizados e dicas ☀️

Antes que façam suposições: eu namoro. Mas, obviamente, já fui solteira. E já namorei e desnamorei antes, o que me faz ser apta a falar sobre término de namoro, sim, inclusive quem me conhece sabe que eu lido muito bem com essas coisas. Como uma pessoa que não sofre muito com mudanças, sou a Conselheira Oficial De Término™ para as amigas. E, como todos os textos que escrevi com os conselhos que dou às minhas amigas bombaram e ando recebendo e-mails me pedindo ajuda para lidar com término de namoro, resolvi passar esses conselhos pras leitoras do Declara também. E pras amigas das leitoras do Declara. E pras amigas das amigas das leitoras do Declara, e assim por diante. Então, compartilhem! ☀️

A primeira coisa a entender sobre um término de namoro é que ele nunca vai ser bom, ele nunca vai ser tranquilo, a não ser que os dois lados estejam no mesmo momento emocional, ou seja, não sintam mais amor romântico um pelo outro, queiram ser apenas amigos ou simplesmente enjoaram e não querem nem mais conviver com a outra pessoa. E isso é muito, muito raro. O mais comum é que o namoro termine em brigas (o que aumenta as chances de uma volta, mas que geralmente é mais adiar o fim do que resolver) ou porque um não sente mais pelo outro um amor que compense um namoro. A não ser que o seu relacionamento tenha sido abusivo (leia sobre isso aqui) e seja mais um processo de libertação do que qualquer outra coisa.

A segunda coisa a saber sobre um término de namoro é que não importa o quanto você está sofrendo agora: vai passar. Eu digo isso com toda a certeza do mundo, pode confiar: vai passar, simplesmente vai. Primeiro, vai sumir a paixão, aquela vontade de estar junto, aquela saudade, aquele tesão, depois o amor (romântico) e, por último, dependendo do quão boa pessoa era o seu ex ou a sua ex, vai ficar só o carinho ou a sensação de “nossa, que babaca”.

A terceira coisa importante sobre um término de namoro é que carência não é saudade, amizade não é amor romântico e medo de ficar sozinha não é amor. Se a sua saudade é de um namoro, não é o seu ex que você deve procurar. Se você pensa “ah, mas eu gostava de conversar com alguém e de ter uma companhia sempre”, você está precisando é fazer novos ou resgatar os antigos amigos. Se você pensa que irá ficar sozinha a partir de agora, que ninguém mais vai te querer, que virão dark long times de solteirice, você precisa repensar a sua relação com você mesma e não a decisão de terminar. Estar sozinha não é o fim do mundo, nunca vai ser o fim do mundo e é melhor do que muitos, muitos, muitos namoros mesmo por aí.

A quarta coisa é uma que eu falo sempre e talvez você nem acredite nela agora, mas prometo que é uma certeza: você vai se apaixonar de novo. E nem sempre vai ser bom, mas muitas vezes será incrível. E você irá olhar pra trás e pensar: “e eu achando que aquele era o máximo de amor que eu podia sentir…” Não era. Não é. Virão outras paixões, outros amores, outros máximos de sentimento.

A quinta coisa é que não é porque terminou que o namoro foi um fracasso. Tenho vontade de GRITAR com gente que fala que o namoro não deu certo depois de terminar. Deu certo, até que terminou, ué. Isso, mais uma vez, excluindo os relacionamentos abusivos, porque esses nunca deram certo, eles só te afundaram num poço do qual você demorou a sair – e eu sinto muito, muito mesmo. Para sempre até que acabe: é o meu lema. Não se culpe pelo fim de um namoro que tinha tudo pra acabar em casamento, simplesmente porque, se terminou como um namoro, foi porque não era pra virar um casamento. Era um namoro e cumpriu a sua função, abriu o seu coração a coisas novas, te ensinou outras várias coisas e te fez uma pessoa melhor, pode ter certeza disso.

A sexta coisa é que você pode procurar os seus amigos. Veja bem, eu provavelmente nem conheço os seus amigos, mas sei que eles vão estar lá para você porque são seus amigos. Não tenha vergonha. Não ache que vai soar como folgada, chata ou carente se pedir a uma amiga pra te fazer companhia ou se ligar para outra chorando. Tudo bem chorar. Tudo bem choramingar. Tudo bem falar mal do ex. Tudo bem fazer todas essas coisas, porque suas amigas te amam e estarão de coração aberto para te ouvir, para xingar junto, te levar pra balada e também para tomar sorvete assistindo dramas românticos no sábado à noite com você. O que você precisar para te fazer melhor: tudo bem.

A sétima coisa é: permita-se. Por favor, por favor, por favor, se permita sentir. Se permita chorar copiosamente se arrastando pela parede até o chão como as mocinhas das novelas; se permita odiar o seu ex, mesmo que ele não seja uma pessoa ruim (você não precisa ser justa nessas horas); se permita ouvir músicas tristes de dar dó e ver filmes onde todos os casais terminam felizes só pra pensar em tudo o que você acha que perdeu. Isso vai tirar um peso enorme das suas costas, eu prometo.

Aproveitando essa sétima coisa, vou começar com dicas mais práticas de como superar um término de namoro mais rápido. Talvez todas sejam perfeitas pra você, talvez só algumas, sugiro ir testando e descobrir qual a ajuda perfeita para o seu caso.

Dicas práticas para superar um término de namoro mais rápido:

  1. Estabeleça um prazo pra fase mais pesada de sofrimento e masoquismo. Sugiro transformar os anos do seu namoro em meses para o prazo máximo para se deixar sofrer. Se o namoro teve um ano, um mês. Se ele teve dois anos, dois meses. E assim por diante, até os três anos. Três meses de sofrimento liberado estão de bom tamanho para a maioria dos namoros. Que fique claro: esses três meses não são o tempo máximo para sentir falta do ex ou ser apaixonada pelo ex e, sim, para estar no lixo total. Sem sair de casa, chorando pelos cantos, vendo filme dramático, alimentando o seu luto mesmo. Depois dessa fase de fundo do poço, é hora de bater cabelo e ir procurar as amigas, ou um hobby, ou viajar, enfim.
  2. APAGUE AS MENSAGENS. Pelamor, apague todas as mensagens de vocês. Sim, 100% delas. Não guarde as boas e nem as ruins, apenas apague tudo após o término de namoro. Isso vai te impedir de ficar lendo e relendo cada frase, pensando em como poderia ter falado isso ou feito aquilo, ou como ele era fofo, ou como você foi boba e não percebeu qual era a dele antes. Princesa, não faça isso com você mesma: você não merece.
  3. Estabeleça prazos quando sentir vontade de falar com ele. Esse item funciona demais e eu já usei bastante. Quando sentir aquela vibe de ligar pro ex ou de mandar uma mensagem ou mesmo de responder uma mensagem dele, entre na agenda do celular e marque essa resposta pra dali a um mês. Isso mesmo. E sabe por quê? Porque daqui a um mês a vontade vai ter simplesmente passado. Aguente firme.
  4. Escreva respostas, cartas, reclamações e declarações de amor nas notas do seu celular, ou num diário, ou no Word. Primeiro porque escrever é muito bom para entender o que você está sentindo, segundo porque você extravasa sem precisar falar com a pessoa e terceiro porque daqui a um tempo você lerá e achará cafona ou terá um bom conto. Outra dica que eu sigo sempre, para muitos casos diferentes, e os resultados até já viraram ou vão virar posts por aqui. Satisfação garantida.
  5. Arranje um passatempo. Essa é bem básica, mas vou acrescentar falando: arranje um passatempo útil e que te faça uma pessoa melhor depois. Isso porque, quando você sair dessa, vai sair com a sensação de que levou algo de bom disso – e terá levado mesmo. Então, estude, entre em algum curso, faça uma rotina de visitas a museus ou idas ao teatro, aprenda a cozinhar, costurar, falar espanhol, enfim. Aprenda coisas novas.
  6. Cerque-se de pessoas que te amam. A sexta à noite desceu difícil na sua garganta? Pegue o celular e peça ajuda a alguma amiga. Não está conseguindo ficar em casa sozinha? Organize uma festa de pijama ou uma noite de vinho e queijos. Queria ir ao cinema, mas acha que seria triste? Chame o seu irmão, primo, pai. Solicite o colinho da sua mãe. Vá tomar sorvete com a sua melhor amiga. Enfim, cerque-se de pessoas que te lembram o quanto você é querida e o quanto você não está sozinha. Esse é o melhor sentido praquela frase “solteira sim, sozinha nunca” e é uma grande verdade.
  7. Não substitua um boy por outro, ou uma menina por outra. Isso geralmente é uma fuga e dificilmente termina bem, porque você está iniciando um namoro pelos motivos errados. Um namoro deve ser algo bom, para te acrescentar, e não algo para tapar buraco ou curar sua carência. Ninguém merece ser bengala emocional de outra pessoa.
  8. Entenda que as pessoas têm as próprias vidas. É sério. Por mais difícil que seja acreditar nisso, o mundo não está conspirando para comentar sobre o seu término de namoro, as pessoas não estão em casa pensando no quanto você é fracassada e ninguém (a não ser quem quer te pegar ou te ama e está preocupado com você) está pensando muito em como você está ou não solteira. Essa, inclusive, foi um dos meus 20 grandes aprendizados sobre os quais falei aqui.
  9. Acredite que vai ficar tudo bem! E, se não conseguir acreditar ainda, desabafe a sua história aqui embaixo ou por direct no meu insta, sim? Desabafar sempre ajuda e eu sou toda ouvidos (ou seria “olhos?”).

Para mais posts sobre comportamento, conselhos e relacionamento, clique aqui.  Para aprender comigo a antecipar tendências e futuros: conheça A Profissional do Futuro.


Psiu, me acompanhe nas redes sociais, sim?
Instagram, Facebook, Pinterest.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe

clara-fagundes-pesquisadora-do-futuro

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!