20 coisas que toda garota de 20 anos precisa saber

| O que toda garota de 20 anos precisa saber? |

Recentemente, escrevi um post sobre as 15 coisas que toda garota de 15 anos precisa saber e ele fez tanto sucesso que achei importante fazer também um sobre as coisas que toda garota de 20 anos precisa saber. Somos diferentes entre si e, portanto, teremos aprendizados diferentes e em tempos diferentes, porém, quanto mais cedo você aprender essas coisas abaixo, melhor. Essa lista com as 20 coisas que toda garota de 20 anos precisa saber reúne coisas que aprendi empiricamente antes, durante e depois do meu vigésimo aniversário.

As 20 coisas que toda garota de 20 anos precisa saber

1. Você não é tão diferentona assim.

Não é só você que se sente sozinha. Não é só você que queria mais compreensão dos outros. Não é só você que insiste em ter guilty pleasures supostamente vergonhosos. Não é só você que não sente vontade de sair logo na sexta à noite. Simplesmente não é só você que [insira aqui absolutamente qualquer coisa]. Aprender isso não só te ajuda a se sentir menos sozinha no mundo, quanto te abre as portas da sinceridade para com você mesma e para com os outros também. No momento em que você percebe que não é tão diferentona, esquisita, pioneira assim, você pode fazer amizades incríveis – com gente que tem as mesmas esquisitices que você -, desenvolver a sua empatia como nunca antes, além de começar a se permitir ser quem você é. E isso é algo maravilhoso.

2. Essa é a melhor hora para ser corajosa.

Não há momento mais propício para ser corajosa do que os vinte anos. Você (provavelmente) ainda não tem uma família para sustentar e dificilmente já está no emprego da sua vida. Ainda assim, a chance de ter mais independência do que tinha aos 15 é alta. Essa é a hora de se demitir do estágio que te deixa triste para encontrar algo melhor, de aplicar pra todos os processos seletivos de intercâmbio disponíveis na internet, de juntar todo o seu dinheiro e sair de mochilão pelo mundo. É a hora de fazer parte de absolutamente todos os programas de extensão da sua faculdade ou de mudar de curso porque aquele realmente não era pra você. Não é que você deva ser irresponsável – longe disso! -, é só que essa é a hora de buscar o que você quer sem medo. Se não agora, quando?  

3. Você merece mais.

Uma coisa que toda garota de 20 anos precisa saber… Assim como as de 15, 25, 30, 40. Aceitar o quase é abrir mão do todo. Muitas vezes, caímos em situações que nos diminuem e nem sempre conseguimos controlar isso. Se esse é o seu caso, não hesite em pedir ajuda. Nunca é tarde para tentar fazer o que é certo para você, ok?

4. Seus sonhos vão mudar.

É meio assustador pensar no quanto a gente muda ao longo dos anos. Você pode ter passado toda a infância e a adolescência sonhando com um certo futuro e, de repente, não querer mais nada daquilo. Tudo bem ficar confusa, mudar de ideia, não saber exatamente o que quer da sua vida. Você tem 20 anos e seus sonhos vão mudar.

5. Existe mais de um amor da sua vida.

“O amor verdadeiro é para a vida toda.” Essa é, talvez, uma das maiores mentiras que nos contam. Existem diferentes tipos de amores, com durações distintas e cada um deles pode ser verdadeiro, a seu modo. Não é porque terminou que não era verdadeiro. Não é porque durou muito que deu certo. Às vezes, deu mais certo aquele relacionamento amoroso saudável que durou seis meses do que um de dez anos cheio de mentiras, inseguranças e manipulação. O único grande amor que precisa realmente durar a sua vida inteira é o amor próprio. Os outros… Que sejam eternos enquanto te fizerem bem.

6. Feminismo é amor.

Toda garota de 20 anos precisa saber que feminismo é amor. Feminismo é acreditar que mulheres não são inimigas, é acreditar que ninguém tem o direito de te julgar só por ser mulher, é acreditar em direitos iguais para homens e mulheres. A palavra feminismo virou tabu – se é que um dia deixou de ser -, mas adotar a ideologia pode mudar a sua vida. E te garantir muitas amigas incríveis.

7. Ninguém merece joguinho.

Não sei exatamente como isso começou: foi com os filmes? As músicas? Os seriados? Os livros? Seja lá como for, o hábito de fazer joguinhos de conquista e até em relacionamentos foi instalado na nossa mente como o único jeito de conquistar ou manter alguém apaixonado. Colocaram na nossa cabeça que demonstrar interesse é broxante, que declarar nosso amor é desespero, que sinceridade não é sexy e, nossa, que preguiça. Parar de fazer joguinhos só te trará coisas boas: transparência, fluidez e maturidade nas relações. Seja você. Deixe que a pessoa seja ela mesma. Assim, fica até mais fácil saber se vocês combinam ou não.

8. Você não é obrigada.

Você não é obrigada a namorar porque todas as suas amigas estão namorando. Você não é obrigada a sair todo fim de semana só porque seus amigos vão. Você não é obrigada a conviver com familiares que sempre te trataram mal. Você não é obrigada a se sentir desconfortável só para deixar outras pessoas confortáveis.

9. Sempre que puder, viaje.

Em geral, aos 20 anos, você tem mais dinheiro do que tinha na adolescência, embora ainda menos do que terá em alguns anos (se tudo der certo). Além disso, a grande maioria das universidades tem programas de intercâmbio em parceria com faculdades de fora do Brasil. Invista nisso. E, sempre que puder, viaje. Viagens não são só experiências de vida incríveis, como serão bons acréscimos ao seu currículo: o melhor de dois mundos.

10. O amor mais importante é o amor próprio.

Esse é um daqueles aprendizados para a vida que, quanto mais cedo você entender, melhor será. A pessoa mais importante da sua vida sempre, sempre será você mesma. Isso não faz de você egoísta, individualista, autocentrada. Faz de você uma pessoa saudável e bem mais apta a ter relações também saudáveis.

11. Não existe um rito de passagem pra virar adulta.

Não existe um clique que separa a adolescência da vida adulta. Você não fica milagrosamente mais sábia, falando palavras mais difíceis ou expert em habilidades adultas como cozinhar ou entender de decoração. Eu diria que a vida adulta vai se aprochegando com o aumento das responsabilidades e a maior noção do dinheiro na hora de comprar ~coisinhas no supermercado. Não existe fórmula ou idade certa pra crescer. E o processo nunca para… Feliz ou infelizmente.

12. Gentileza seletiva não é gentileza.

Toda garota de 20 anos precisa saber que não existe gentileza seletiva. Não existe cavalheirismo. Gentileza é uma daquelas coisas que ou são 100%, ou não são. Alguém que é “gentil” com você, mas é a grosseria em pessoa com a mãe, o garçom, o porteiro, os subordinados no trabalho… Não é gentil, só tem algum interesse. Esse interesse pode ser sexual, intelectual, profissional: seja como for, é interesse e não gentileza. Corra, Lola, corra!

13. Você nunca vai estar pronta.

Não espere estar 100% pronta para executar suas ideias. Não faça um curso seguro pra depois seguir o curso dos seus sonhos. Nem pense em aguardar um sinal dos céus que diz que, finalmente, é a hora de tentar fazer o que você sempre quis. Ele não virá. Você vai ter medo, vai achar que tudo vai dar errado, vai querer jogar tudo pro alto: ainda assim, tenha coragem e faça sem estar pronta. É mais fácil fazer dar certo adaptando o “não-pronto” do que o que nem foi começado, né?

14. É bem possível ser feliz sozinha.

Um dos aprendizados que toda garota de 20 anos precisa saber que eu fiz bem cedo. É também o conselho que eu mais dei na minha vida. Não acredite nesse imaginário coletivo que diz que é impossível ser feliz sozinha. Não só é possível, como é necessário ser feliz sozinha para conseguir ser feliz com outra pessoa. Anote num post-it, cole no armário e repita todos os dias: “eu sou a minha melhor companhia!” Lembre-se: se você, que se conhece como ninguém, não amar a sua própria companhia, quem vai?

15. A vida não é uma comédia romântica.

As comédias românticas estragaram a vida real. O boy lixo dificilmente vai mudar e virar um príncipe por sua causa. Os relacionamentos cheios de brigas e fortes emoções são bem mais cansativos do que românticos. Ciúme excessivo não é prova de amor, é motivo pra sair correndo pelas colinas mesmo. Erros não são resolvidos com demonstrações públicas de afeto. “Não” quer dizer “não” mesmo. Joguinhos são um saco. São tantos os pontos em que a vida real é diferente das comédias românticas que fica difícil até listar, mas eu tentei (e consegui) nesse vídeo com os 7 piores conselhos das comédias românticas.

16. Ninguém começa no topo.

Toda garota de 20 anos precisa saber que nada é fácil e ninguém começa no topo. Nós sentimos uma ansiedade tão grande em relação ao nosso futuro, a “dar tudo certo” e realizar nossos sonhos que esquecemos que, na vida real, não existem os hacks do The Sims. A não ser que você seja extremamente privilegiado ou tenha muita, muita sorte, você precisará trabalhar, estudar e conquistar com garras e dentes o seu espacinho ao Sol.

17. Tudo é questão de prioridade.

Não existe falta de tempo por mais de um ou dois meses. Tudo nessa vida é questão de prioridade. Isso vale para os outros e vale pra você também: se você simplesmente nunca consegue arranjar tempo para ver alguém, mas milagrosamente arranja tempo para mil outras coisas… Essa pessoa não é sua prioridade, embora isso não queira dizer que nunca tenha sido ou que nunca mais voltará a ser.

18. Confie na sua intuição.

Taí um grande aprendizado. Se você tem a impressão de que é melhor não fazer alguma coisa, conviver com alguém, ir a algum lugar, acredite nesse sentimento. Melhor errar pelo excesso do que depois cair numa cilada sobre a qual a sua intuição te avisou…

19. Não escolha o caminho mais fácil.

Muito raramente o caminho mais fácil será uma boa escolha. A vida não é fácil. Se a sua solução parece simples demais, enquanto todo mundo está ralando pra conseguir os mesmos resultados, a chance de ela ser uma armadilha é altíssima. Não é só você que é esperta no mundo. Esse pode parecer o caminho mais fácil agora, mas as consequências virão lá na frente e você vai se arrepender de ter achado que todo mundo era burro, menos você. Lembre-se da história dos três porquinhos ou da cigarra e da formiga! Sábias historinhas.

20. Grosseria não é sinceridade.

Na adolescência e mesmo na infância, é normal acreditar que a sinceridade vem acima de tudo. Pois saiba que: não. Apenas não. Toda garota de 20 anos precisa saber que se ninguém te perguntou a sua opinião *sincera*, ou o assunto não tem nada a ver com você ou sua *sinceridade* não irá ajudar em nada, só piorar a situação, é perfeitamente aceitável ficar calada. Antes calada do que grosseira. Se você acha complicado separar sinceridade e grosseria, clique aqui.

Você concorda que toda garota de 20 anos precisa saber dessas coisas? O que cê acha que faltou? 

Gostou? Clique aqui para mais posts da categoria “Sentir” do Blog Declara. 


Psiu, me acompanhe nas redes sociais, sim?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Compartilhe

clara-fagundes-pesquisadora-do-futuro

27 anos, nordestina em SP, publicitária graduada e pós graduada pela USP, escritora e apaixonadíssima por moda, cinema, viajar e sorvete. Fico entediada bem rapidinho com as coisas, então, costumo fazer várias ao mesmo tempo. Vivo à procura de encanto.

Categorias

Podcasts de Clara

Encante-se com o trabalho de Clara

Carta Bruxa

Deixe seu e-mail para ser surpreendida com uma newsletter quinzenal mágica na sua caixa de entrada.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!