O que mulheres que querem viajar sozinhas precisam saber?
Ser mulher é superar obstáculos constantemente e fazer algo sozinha muitas vezes pode ser um deles. Seja ir ao cinema, sair para almoçar ou simplesmente andar na rua. (Leia: Não tenho medo de morar sozinha!) Tudo inspira um cuidado especial. Afinal, transpor a barreira da vergonha e do medo para simplesmente sair sozinha não é algo tão simples. Quando o assunto é viajar, então, nem se fala .
Porém, viajar na sua própria companhia é sinônimo de liberdade, emancipação, amadurecimento e autossuficiência. É uma experiência que toda mulher deveria ter ao menos uma vez na vida. Para inspirá-las, deixo aqui algumas dicas que podem ajudar a tornar essa aventura mais fácil e, quem sabe, ser o empurrãozinho que faltava para que você caia na estrada.
5 dicas para mulheres que querem viajar sozinhas
1. Mantenha alguém informado
Segurança é a nossa primeira preocupação quando se trata de viajar sozinha, por isso, é sempre bom que alguém de confiança saiba seu roteiro e tenha o endereço e os contatos do local onde você vai se hospedar – ou da pessoa, no caso de couchsurfing. Entregue uma listinha com todas as informações antes de ir viajar e informe a pessoa no caso de qualquer mudança. É interessante que essa pessoa saiba também quais serão os meios de transporte que você vai utilizar. Acredite, fazendo isso você e os seus familiares e amigos vão se sentir muito mais tranquilos.
2. Vá com calma
Viajar é uma arte. E, não importa o quanto você leu ou se informou antes de partir, há certas coisas que você só aprende praticando. Portanto, se você nunca viajou sozinha e pouco viajou acompanhada eu não recomendaria que você saísse sem roteiro certo, pedindo carona e deixando a vida levar. Planejamento demais estraga a graça da viagem, mas de menos pode trazer complicações desnecessárias. Por isso meu conselho é: vá com calma. Planeje bastante e vá percebendo como as coisas rolam para você, como você gosta de viajar, pegue as manhas antes de se aventurar mais.
3. Tente não se desesperar
Perrengues têm presença confirmada em qualquer viagem. Seja para nós, que decidimos viajar sozinhas, seja para quem vai acompanhado. Não importa o quanto você planejou, problemas inesperados sempre aparecem. E, quando você está viajando sozinha, eles parecem ter uma proporção imensamente maior. Nesse momento, tente manter a calma. Se tiver tempo, pare, sente, tome um café e reflita. Se for possível, converse com alguém e peça ajuda para resolver o problema. Na maioria das vezes, a solução está bem na sua frente, mas você não consegue enxergar e acaba tomando decisões que pioram ainda mais a situação.
4. Siga seus instintos
Alguém te ofereceu um tour incrível para aquele lugar que você queria muito ir, por um preço maravilhoso e várias vantagens inclusas. Tudo perfeito, mas você está desconfiada, alguma coisa não parece certa. Então não vá, busque outras opções, não se arrisque sem necessidade. Sua segurança vem em primeiro lugar e às vezes vale a pena gastar um dinheirinho a mais para garanti-la.
5. Busque apoio feminino
Por fim, nada melhor do que outras mulheres para te ajudar nessa nova aventura. Há muitas minas que têm muita experiência em viajar sozinhas que estão prontas para te dar todas as dicas e o apoio que você precisar. Há grupos no Facebook como o “Couchsurfing das Mina” e o “Travelettes” (este que reúne mulheres do mundo todo), onde você certamente vai encontrar apoio, companhia, dicas, muito amor e sororidade.
Cuide-se, se jogue e aproveite!
Leia mais sobre viajar aqui. E me responda: você gostaria de mais posts para mulheres que querem viajar sozinhas?